Atendimentos

Atendimentos sob medida para a sua realidade emocional

Na terapia sua dor encontra acolhimento. Sua história ganha sentido. Você reencontra a si mesmo. E novos caminhos são possíveis.

Espaço terapêutico com luz natural, planta, livro e xícara transmitindo acolhimento na psicoterapia com Maria Isabel Barcellos

Como meus atendimentos funcionam

Nosso primeiro encontro é uma conversa introdutória, sem custo, com duração média de 30 minutos. 

Este momento foi pensado para que você possa compartilhar o que está vivendo e entender melhor como funciona meu modo de trabalho. 

Com base nessa troca, elaboro uma proposta de plano terapêutico pensado de acordo com a sua necessidade

Se decidirmos seguir, os atendimentos passam a ocorrer semanalmente, com 50 minutos de duração, em dia e horário previamente combinados.

Você pode optar entre:

  • Atendimento online, por videochamada em plataforma segura e confidencial;
  • Atendimento presencial, um ambiente acolhedor e tranquilo situado na Rua Irmãos Vieira, 967 – Bairro Campinas, São José-SC.

Tipos de Atendimento

Psicoterapia

Psicoterapia é um processo de cuidado emocional conduzido por um(a) psicólogo(a) de forma planejada e contínua.  Num primeiro momento refletiremos sobre os motivos que te fizeram buscar ajuda. Faremos uma retrospectiva da sua trajetória, compreendendo o contexto que te envolveu até o momento atual. 

Vamos entender como suas experiências moldaram o seu jeito de ser e de enxergar a vida e faremos um trabalho de elaboração de questões não resolvidas, acolhendo as  memórias difíceis, identificando os pilares que te sustentam e olhando com respeito para a sua história como um todo.

A partir dessa compreensão mais ampla de si, alinharemos os objetivos que deseja alcançar, com seus valores, e caminharemos na direção das mudanças necessárias.

 Técnicas e intervenções psicológicas serão aplicadas para lhe auxiliar neste percurso.  Aos poucos você irá se tornando mais consciente da sua subjetividade, desenvolverá maneiras mais saudáveis de lidar com os  desafios, e sobretudo, reconhecerá, com mais clareza, aquilo que há de mais autêntico em você.

 

Psicoterapia de longa duração

Divã estofado em tom terroso em um ambiente acolhedor, com manta dobrada e iluminação suave, representando um espaço de psicoterapia

A psicoterapia de longa duração é indicada quando o sofrimento emocional envolve experiências complexas, padrões de funcionamento repetitivos ou questões que exigem um tempo maior de elaboração e transformação.  

Nesta modalidade não há um tempo definido de acompanhamento,  mas seguiremos uma estrutura que orienta o processo com propósito e direção, para que você saiba onde está, por que e para onde está caminhando. 

O processo de alta acontece em decisão conjunta, quando os objetivos terapêuticos forem satisfeitos. A frequência dos atendimentos inicialmente é semanal e na fase intermediária da terapia pode ser reduzida para quinzenal, respeitando a sua necessidade terapêutica.

Lembrando que você é livre para pausar ou interromper o processo a qualquer momento.

Essa modalidade é indicada para:

  • Pessoas que desejam desenvolver um trabalho de análise de si com o objetivo de autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • Pessoas que percebem uma sensação constante de vazio, desconexão de si, dificuldade de entender quem são e o que querem;
  • Pessoas que carregam dores emocionais desde a infância;
  • Pessoas que passaram por episódios difíceis ou traumáticos;
  • Pessoas que possuem vínculos disfuncionais, uma rede de apoio frágil ou ausente; Pessoas que possuem dificuldades constantes nos relacionamentos (amorosos, familiares e profissionais);
  • Pessoas que passaram por situação de violência, nas suas mais variadas formas;
  • Pessoas que possuem quadros clínicos persistentes, tais como, transtornos de ansiedade, transtornos de humor, transtornos de personalidade, entre outros.

Psicoterapia breve

Relógio de areia sobre uma estante de livros com fundo neutro e tons terrosos.

A psicoterapia breve se aplica à situações em que a queixa central e o objetivo terapêutico estão bem definidos. O processo é focado em trabalhar essa demanda estipulando um prazo para o término das intervenções. 

No inicio do processo definiremos o foco dos encontros e os resultados objetivos que se deseja alcançar.  Combinaremos um número médio de sessões e cada encontro será estruturado para trabalharmos um aspecto especifico da questão levantada. 

Quando os objetivos são alcançados, o acompanhamento pode ser encerrado. Se necessário, o acompanhamento pode ser estendido para um processo mais amplo. Esta modalidade é indicada para:

  • Desiquilíbrios emocionais diante de eventos específicos ou  estresse situacional;
  • Conflitos nos relacionamentos (dificuldades de comunicação, desentendimentos pontuais, crises);
  • Adaptação à mudanças de vida (divórcio, perda de emprego, mudanças de cidade);
  • Desenvolvimento de habilidades específicas (manejo do estresse, ansiedade, habilidades sociais, enfrentamento de situações desafiadoras);
  • Quadros clínicos leves ou transitórios (episódio depressivo, burnout, luto recente, ansiedade situacional), entre outros.

Aconselhamento psicológico

Bússola dourada sobre caderno de anotações, com ramo de folhagem — símbolo de direção e tomada de decisão em aconselhamento psicológico.

O aconselhamento psicológico é um atendimento orientado para a solução prática de uma situação pontual. Diferente da psicoterapia, ele não se aprofunda na subjetividade, história de vida ou questões emocionais mais amplas.

O foco está em entender o problema instalado, ampliar a visão sobre ele e pensar possíveis caminhos de resolução. ou seja,  orientado para a situação.

O atendimento se dá em uma ou mais sessões e finaliza assim que o objetivo é alcançado. Este tipo de atendimento normalmente é indicado para:

  • Dúvidas profissionais;
  • Mudanças ou transição de carreira;
  • Orientação em contextos educacionais (decisões acadêmicas, dificuldades de aprendizagem, adaptação escolar);
  • Tomadas de decisão diante de dilemas ou impasses;
  • Suporte para momentos de transição (gestação, pós parto,  aposentadoria, menopausa)
  • Adaptação a diagnósticos médicos, adesão de tratamento e enfrentamento de doenças crônicas, entre outros.